Durante audiência pública realizada em Goiânia sobre concessão de pedágio nas rodovias BR 364 e BR 060, entre Rondonópolis e Goiânia, o deputado Lissauer Vieira e o prefeito Juraci Martins, solicitaram melhorias na rodovia no trecho que passa no perímetro urbano

Audiencia Pública (1)

O deputado estadual Lissauer Vieira (REDE), participou ontem, 7, de audiência pública para debater a concessão de terceirização, para implantação de pedágio das BRs 364 e 060 de Rondonópolis-MT a Goiânia-GO, em trecho de 703,7 km, passando por 11 cidades em Goiás. A reunião foi realizada em Goiânia, no Castros Hotel e contou com a presença do prefeito do Rio Verde, Juraci Martins, dos secretários municipais Rubens Leão e Luiz Sabino, de representantes do Conselho de Desenvolvimento de Rio Verde (Coderv), do Sindicato Rural e Associação Comercial.

 

Único deputado estadual presente ao evento, Lissauer Vieira, ressaltou a importância em aproveitar a audiência e cobrar melhorias para o trecho da BR 060, perímetro urbano de Rio Verde. “Conforme as explicações da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o processo para o início da concessão de pedágio deverá ser concluído ao final de 2016, tempo suficiente para proceder a melhorias no perímetro urbano da cidade, em especial nas saídas para Goiânia e Itumbiara e a criação de um acesso para o bairro Jardim Floresta, que ficou isolado com a duplicação da rodovia”, disse o deputado.

 

Juraci Martins, amplia o coro com Lissauer e solicitou, além de melhorias no trecho urbano da cidade, uma audiência pública também para Rio Verde. “Somos a maior cidade de Goiás do trecho que será privatizado, então nada mais justo do que discutirmos com nossa comunidade sobre essa concessão que afetará diretamente a vida da população rio-verdense”, explicou o prefeito.

 

A concessão consiste na exploração por 30 anos da infraestrutura e da prestação do serviço público de recuperação, conservação, manutenção, operação, implantação de melhorias e ampliação de capacidade do trecho de 703,7 quilômetros. O segmento a ser concedido abrange 4 municípios de Mato Grosso (Rondonópolis, Pedra Preta, Alto Garças e Alto Araguaia) e 11 de Goiás (Goiânia, Guapó, Varjão, Cezarina, Indiara, Acreúna, Santo Antônio da Barra, Rio Verde, Jataí, Mineiros e Santa Rita do Araguaia). De acordo com a proposta de concessão, a rodovia contará com sete praças de pedágio, localizadas nos municípios de Varjão (GO), Acreúna (GO), Jataí (GO), Mineiros (GO), Portelândia (GO), Alto Garças (MT) e Petrovina (MT). Estão previstos investimentos na ordem de R$ 5,46 bilhões, a serem realizados pela concessionária vencedora do leilão, que deverá duplicar 362,6 quilômetros do trecho.

 

O cenário-base proposto pela ANTT é de finalização da duplicação da rodovia nos primeiros cinco anos da concessão. O início da cobrança de pedágio se daria após realização dos trabalhos iniciais e de 10% da duplicação (36,3 quilômetros). Com essa proposta, a tarifa-teto seria de R$14,86 por cada 100 quilômetros.

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