Município de Rio Verde foi escolhido para o teste-piloto do desligamento do sinal analógico de TV
O ministro das Comunicações interino, Francisco Ibiapina, entregou nesta segunda-feira, 19, conversores da TV digital aos beneficiários do Bolsa Família de Rio Verde. O deputado estadual Lissauer Vieira (REDE), juntamente com o prefeito da cidade, Juraci Martins (PP) e presidente da Câmara de Vereadores, Iran Cabral (PSD), participaram da entrega. Os aparelhos permitem que as famílias tenham acesso ao sinal digital mesmo nos televisores mais antigos, o que garante, de forma gratuita, mais qualidade de som e imagem, conteúdos adicionais e interativos nas grades das emissoras e informações de utilidade pública.
Para o parlamentar a disponibilidade dos aparelhos à população de baixa renda é uma maneira de inclusão digital e oferecer melhor qualidade de vida a população. O deputado Lissauer Vieira ainda lembrou que Rio Verde foi escolhida como primeira cidade a funcionar 100% o sinal digital para TV, graças à pujança do município e o respaldo da administração. “Esse marco tecnólogo mostra que o País está sendo pioneiro, pois teremos o primeiro município sul-americano com sinal totalmente digital. Rio Verde ficará marcado na história. E pontos positivos como esses só são possíveis em um município que respeita o ser humano, isso o prefeito Juraci Martins e toda a sua administração levam como princípio”, disse o deputado.
Além das condições citadas pelo deputado outros critérios relacionados à localização, viabilidade técnica e renda per capita, foram características importantes para a cidade goiana ser escolhida para sediar o teste-piloto do desligamento do sinal analógico de TV, que está previsto para o próximo dia 29 de novembro. O switch-off, expressão que define o encerramento do sinal analógico, está condicionado, no entanto, à aferição de que 93% dos domicílios do município já tenham acesso à TV digital.
Contentamento
Ao entregar os conversores o ministro das Comunicações interino, Francisco Ibiapina, também valorizou a política de inclusão digital promovida pelo Ministério das Comunicações (MC) em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). “Um aspecto subjetivo, que não é mensurado diretamente, é o envolvimento da sociedade com a TV Digital. A comunidade de Rio Verde fez a diferença para alcançar esse salto tecnológico. A inclusão digital é uma das metas principais da gestão do ministro André Figueiredo”, destacou Ibiapina.
Ao receber o kit com o conversor, Maria Madalena Pereira, que é beneficiaria do Bolsa Família, falou orgulhosa da nova tecnologia que recebe na sua casa. “A imagem é muito melhor, pois é mais limpa e clara. Com a TV Digital, a família fica mais reunida para aproveitar a programação. É uma satisfação poder estar recebendo esse equipamento e participando desse novo momento do País”, comemorou a beneficiária do programa do governo federal.
Nesse processo nacional de transição, a Empresa Administradora de Digitalização (EAD) garantirá, a partir de suporte didático e campanhas de conscientização, que a população brasileira usufrua dos benefícios TV digital em sua plenitude. Na sequência da agenda, Ibiapina visitou a sede da TV Anhanguera, emissora que abrange a cidade e já transmite o sinal digital.
Fonte: Ministério das Comunicações
Mais lidas
Leia também
redes sociais
siga e participe do nosso trabalho
Apoie a nossas causas, curtindo, comentando e compartilhando nossos conteúdos.