Presidente do Legislativo destacou a importância da agenda institucional e abriu oficialmente uma mostra fotográfica sobre o Azerbaijão, exposta no saguão da Alego

O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Lissauer Vieira (PSB), recepcionou o embaixador da República do Azerbaijão no Brasil, Elkhan Polukhov, em visita ao Centro-Oeste brasileiro. O encontro foi realizado nesta terça-feira, 18, no gabinete da presidência da Alego, e serviu para estreitar as relações entre os dois Países, especialmente no ramo comercial, cultural e turístico. Após a reunião, Lissauer e Elkhan fizeram a abertura oficial de uma exposição de fotos sobre o Azerbaijão, que ficará aberta à visitação pública até o dia 28 de agosto, no saguão da Casa de Leis, das 7h às 13h.

Na perspectiva do presidente Lissauer, o encontro foi uma oportunidade de conhecer mais sobre o Azerbaijão e conectá-lo a Goiás para futuras relações comerciais, em especial no ramo do agronegócio, com a exportação de alimentos, por exemplo.

Nessa mesma linha, o embaixador ressaltou a sua disposição em impulsionar, diretamente, possíveis negócios com o estado de Goiás. A exemplo, ele disse considerar muito importante realizar o contato direto com os produtores rurais para construir, com mais credibilidade, a relação comercial entre eles.

“Esse é o intuito do embaixador e a missão que temos, agora, junto ao Governo do Estado. Conseguimos fazer muito bem essa relação comercial e abrir portas para Goiás exportar seus produtos para o Azerbaijão”, disse Lissauer. O parlamentar frisou, ainda, que, além da relação comercial, considera interessante construir uma relação cultural no que tange ao turismo.
Seguindo o princípio de que o conhecimento mútuo ajuda a incrementar as relações comerciais, para Elkhan Polukhov, a parceria entre Goiás e Azerbaijão tem grande potencial de crescimento.

Exposição de fotos

A mostra fotográfica exposta na Alego apresenta, em 50 telas, a cultura, as tradições, as paisagens, as belezas naturais, a culinária, a arquitetura e os tapetes dessa nação, que tem uma das culturas mais ricas e antigas do planeta. O estilo de vida atual no Azerbaijão, localizado na confluência do Leste Europeu com o Sudeste Asiático, é uma combinação harmônica das tradições e cerimônias de culturas e civilizações diferentes. O país considera que “sempre foi um lugar de coexistência e tolerância entre as diferentes religiões, grupos étnicos e filosofias”.

O presidente da Alego lamentou que a exposição esteja ocorrendo sem o alcance e a visibilidade que merece, devido aos entraves decorrentes da pandemia do novo coronavírus (covid-19). “Se fosse em períodos normais, não tenho dúvida de que a exposição estaria lotada”, ressaltou Lissauer.

Também estiveram presentes na visita o secretário da Embaixada, Moises Curi; o assessor especial de Assuntos Internacionais da Governadoria, Giordano de Souza; e o assessor de Relações Internacionais para Assuntos Consulares, Igor Pimentel.

Faça parte da Lista de transmissão no

Whatsapp

Receba atualizações exclusivas e tenha participação ATIVA nas discussões e pesquisas.

Faça parte da Lista de transmissão no

Whatsapp

Receba atualizações exclusivas e tenha participação ATIVA nas discussões e pesquisas.

redes sociais

siga e participe do nosso trabalho

Apoie a nossas causas, curtindo, comentando e compartilhando nossos conteúdos.