Aprovado na última semana pela Alego, projeto do governo de Goiás selecionará jovens de todos os municípios do estado para cursos de qualificação técnica e apredizagem profissional voltada para o mercado de trabalho

Respaldando as ações e iniciativas voltadas para o progresso do estado, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSB), prestigiou na tarde desta quinta-feira, 29, o lançamento do Programa Aprendiz do Futuro, realizado no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia. Desenvolvido pelo Governo de Goiás por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), o projeto, aprovado na última semana pelo Legislativo goiano, visa selecionar jovens com idade entre 14 e 15 anos, nos 246 municípios, para aprendizagem e qualificação profissional em órgãos estaduais. Ao todo, serão ofertadas 5 mil vagas e as inscrições para o certame já começam no próximo domingo, 1º de agosto.

Ao lado do governador Ronaldo Caiado (DEM), da primeira-dama Gracinha Caiado, do vice-governador Lincoln Tejota e demais autoridades, o chefe do Poder Legislativo enalteceu a iniciativa que, segundo ele, contribuirá de forma positiva para o futuro de Goiás. “Esse importante programa é mais uma conquista para os nossos jovens, que agora terão a oportunidade de inserção no mercado de trabalho, contando com salário, vale alimentação, vale transporte e outros benefícios. Investir nos jovens é investir no futuro do nosso estado, aplicando os recursos com responsabilidade e construindo uma sociedade cada vez melhor”, destacou Lissauer Vieira.

Por sua vez, em seu discurso, o governador Ronaldo Caiado salientou que o projeto evidencia uma mudança no cenário profissionalizante de Goiás e que tem como missão principal promover apoio àqueles que realmente precisam do Governo do Estado. “Serão 5 mil jovens que estariam excluídos da possibilidade de serem bons profissionais; que não teriam esperança de galgar uma posição melhor e ter uma condição de vida melhor. O programa tem que ser educativo e profissionalizante. Temos que dar oportunidade a esses jovens”, afirmou.

Da mesma forma, a primeira-dama Gracinha Caiado defendeu que o Governo do Estado está no caminho certo para cuidar das pessoas e a reforçou que atenção aos vulneráveis precisa estar acima de questões partidárias.“É a certeza da mão do Estado estendida àqueles que realmente precisam. O governador Caiado faz política com os políticos e olha que ele é bom nisso. Agora, quando nós falamos em apoio social, o importante é o resultado. Não podemos fazer política com as pessoas que tanto esperam a mão estendida e apoio do governo”, ressaltou.

Durante a solenidade, Caiado anunciou também a entrega de 5 mil tablets para todos os jovens que participarão do Aprendiz do Futuro. O Governo de Goiás garantiu 4 mil equipamentos e a Rede Nacional de Aprendizagem Promoção Social e Integração (Renaspi), parceira do Programa, mais mil unidades. Além disso, os participantes que apresentarem melhor desempenho serão contemplados com bolsas de estágio, na modalidade de intercâmbio na Espanha.

Também prestigiaram o lançamento do programa o deputado estadual Henrique Arantes; os secretários de Estado Wellington Matos de Lima (Desenvolvimento Social), Bruno D’Abadia (Administração) e Tony Carlo (Comunicação); os presidentes Rivael Aguiar (GoiásFomento), Haroldo Naves (Federação Goiana dos Municípios – FGM – e prefeito de Campos Verdes) e Carlão da Fox (Associação Goiana dos Municípios – AGM – e prefeito de Goianira); o prefeito de Anicuns, Paulo César Nascimento; o vice-prefeito de Anicuns, Domingos Valadão; e o vice-presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Luiz Sampaio, entre outras autoridades.

Programa Aprendiz do Futuro

Desenvolvido pelo Governo de Goiás por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), o programa Aprendiz do Futuro visa selecionar jovens com idade entre 14 e 15 anos, nos 246 municípios goianos, para aprendizagem profissional em órgãos estaduais. Os adolescentes contemplados com o projeto receberão uma bolsa no valor de R$ 516,66, vale-alimentação de R$ 150, vale-transporte, 13º salário, seguro de vida e uniforme. Além disso, cada participante receberá ainda um tablet para estudos.

Para se inscrever no programa, o jovem precisa cumprir alguns requisitos, como estar em situação de vulnerabilidade econômico-social, se estudante de escola pública ou bolsista e ter renda familiar máxima de dois salários mínimos. As inscrições para o certame começam no próximo domingo, 1º de agosto, e seguem até o dia 15 do mesmo mês.

Faça parte da Lista de transmissão no

Whatsapp

Receba atualizações exclusivas e tenha participação ATIVA nas discussões e pesquisas.

Faça parte da Lista de transmissão no

Whatsapp

Receba atualizações exclusivas e tenha participação ATIVA nas discussões e pesquisas.

redes sociais

siga e participe do nosso trabalho

Apoie a nossas causas, curtindo, comentando e compartilhando nossos conteúdos.