Em 2022, Rio Verde recebeu um programa social de benefícios à população chamado Alego Ativa. Ele é o exemplo de que através de boas parcerias, é possível que um gestor mude a realidade de uma comunidade que precisa de apoio. Em um dia, a ação de cidadania que realizamos no município através da Assembleia Legislativa de Goiás, em parceria com diversas instituições públicas, beneficiou mais de 8 mil pessoas com serviços gratuitos nas áreas de saúde, jurídica e de capacitação profissional.
O programa Alego Ativa, realizado na Praça Joaquim Velasco, no bairro Popular, foi um grande sucesso. Com um número recorde de atendimentos e 142 frentes de serviço, o Alego Ativa ofereceu à comunidade carente a oportunidade de realizar serviços gratuitos em um único dia, concentrados todos no mesmo local.
Alego Ativa em Rio Verde teve ações voltadas para o agronegócio
Em Rio Verde, a edição ainda teve um diferencial. Considerando que o agronegócio é predominante no nosso município, as frentes de serviço voltadas à área ficaram em evidência. Nosso objetivo era proporcionar qualificação profissional para que mais pessoas tivessem a oportunidade de ingressar nesse mercado de trabalho.
Outro ponto que também proporcionamos no evento foram os atendimentos voltados aos microempreendedores do campo, principalmente com o crédito facilitado, e a oportunidade de eles exporem e comercializarem produtos na Feira do Produtor Rural.
Entre os serviços mais procurados estavam:
- Área jurídica: Emissão de documentos (carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho), consulta de processos, orientação jurídica.
- Área de saúde: Atendimentos médicos em diversas especialidades (clínico geral, cardiologia, pediatria, ginecologia, odontologia), exames (hemograma, glicemia, aferição de pressão arterial), vacinação.
- Área de capacitação profissional: Cursos profissionalizantes (agronegócio, culinária, informática, corte e costura), palestras e workshops.
Esse programa foi realizado em parceria com cerca de 45 instituições públicas, como: Procon Goiás, Associação Goiana dos Municípios (AGM), a Saneago, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-GO), a Fundação Banco de Olhos, a Fecomércio, a Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas (FCDL), a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), entre outros.
Alego Ativa em Rio Verde: serviços gratuitos para benefício da população
Uma das grandes vantagens desse programa é aproximar o poder público das pessoas, fazendo com que os cidadãos usufruam de benefícios que lhe são direitos. Mas, tudo isso só é possível quando se tem gestores comprometidos com o coletivo, que conseguem articular parcerias com instituições públicas para fazer a diferença em uma comunidade. Ações como essa promovem a cidadania e elevam a qualidade de vida da população.
A grande procura pelos serviços ofertados no Alego Ativa demonstra a necessidade de ações como essa, que facilitam o acesso da população a seus direitos e contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
A expectativa é que Rio Verde tenha mais serviços públicos gratuitos como esses, com ainda mais serviços e benefícios para a comunidade. Investir em programas sociais é mudar o presente pensando no futuro.
Para mais informações sobre o Alego Ativa, que foi realizado em diversas cidades do interior goiano, você pode acessar o site da Assembleia Legislativa de Goiás.
Convidamos todos os cidadãos a conhecerem o programa Alego Ativa, realizado pela Assembleia Legislativa de Goiás enquanto fui presidente da Casa.
Juntos, podemos construir um futuro melhor para Rio Verde e para Goiás! Participe da minha lista de transmissão e fique por dentro das nossas ideias para melhorar a nossa cidade.
Mais lidas
Leia também
redes sociais
siga e participe do nosso trabalho
Apoie a nossas causas, curtindo, comentando e compartilhando nossos conteúdos.