Produtores voltam a despertar interesse no cultivo no Girassol nas regiões Sul e Sudoeste do estado. 

gg

O jornal O Popular, na edição N°22.686 deu ênfase à produção de girassol no estado de Goiás, que já foi classificado como o maior estado produtor de girassol, embora atualmente a cultura seja plantada em pequena escala, sendo cultivado cerca de 8 mil hectares da cultura conforme última safra.

Para o presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio, e deputado Lissauer Vieira, o girassol não veio para substituir a soja e o milho,  é uma agricultura a mais para alavancar a  produção agrícola do Estado. “A diversidade de culturas ajuda a impulsionar ainda mais a economia do estado, além de oferecer melhores oportunidades ao produtor.”

Produtores da região Sul e Sudoeste estão interessados na nova cultura e têm como perspectiva o aumento da plantação para 14 mil hectares, uma vez que, além de contribuir para a rotação de culturas, o girassol apresenta um bom potencial de rentabilidade, principalmente em épocas de baixos preços do milho e do sorgo, principais produtos da safrinha goiana, fato observado nas últimas safras.

A empresa Caramuru Alimentos, em Goiás, única empresa brasileira com produção de óleo girassol 100% nacional, também vem incentivando o plantio da cultura junto aos produtores agrícolas. O engenheiro agrônomo e responsável técnico pela cultura da Caramuru, Luiz Carlos Alvez Junior, afirma que para expandir a produção estão procurando áreas onde não exploravam a safrinha, 2001 a 2005, isso porque após a colheita desta, a incidência da doença mofo branco foi alta e o fungo persiste no solo por 11 anos.

 

Faça parte da Lista de transmissão no

Whatsapp

Receba atualizações exclusivas e tenha participação ATIVA nas discussões e pesquisas.

Faça parte da Lista de transmissão no

Whatsapp

Receba atualizações exclusivas e tenha participação ATIVA nas discussões e pesquisas.

redes sociais

siga e participe do nosso trabalho

Apoie a nossas causas, curtindo, comentando e compartilhando nossos conteúdos.

1 of 93