Com pouco mais de 90 dias para o término de sua gestão à frente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira acumula em sua lista de realizações conquistas que ficarão marcadas em sua ascendente e promissora trajetória política

Altamente habilidoso, pautado pela ética, seriedade e transparência, não só com seus pares, mas com toda a sociedade goiana, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSD), caminha para o fim de sua gestão à frente do Poder Legislativo com um saldo extremamente positivo de conquistas, realizações e marcos que ficarão como legado para a sua vida pública e para a história do Parlamento goiano.

Considerado pelos parlamentares desta, e até mesmo de outras legislaturas, e ainda pelos servidores da Alego como um dos melhores presidentes que já se passaram por aquela Casa de Leis, Lissauer Vieira é, sem dúvidas, um dos nomes do cenário político goiano de maior ascensão na atualidade, sendo amplamente reconhecido perante os outros Poderes, por lideranças classistas e políticas e por diversos segmentos de toda a sociedade civil organizada.

Com todo o respeito que adquiriu durante os seus dois mandatos e, principalmente, pela sua forma responsável e ilibada de “fazer política”, Lissauer foi cotado no período pré-eleitoral como um dos possíveis candidatos a deputado federal mais fortes em todo o estado, sendo, talvez, o mais votado do território goiano. No entanto, após o falecimento de seu pai, em fevereiro deste ano, ele desistiu do projeto por questões pessoais e familiares.

Posteriormente, atendendo o “clamor” de prefeitos, vereadores, deputados e lideranças dos quatro cantos de Goiás, decidiu colocar o seu nome à disposição como pré-candidato ao Senado, mas, após diálogo com o seu partido, entendeu que o melhor caminho a seguir seria o da união e do fortalecimento da chapa. Decisões, estas, que demonstram o equilíbrio, a sabedoria e a humildade, características que fazem de Lissauer Vieira uma das figuras de maior credibilidade em todas as esferas públicas de Goiás.

Presidência da Alego

Defendendo maior autonomia e independência do Poder Legislativo, Lissauer Vieira foi eleito em fevereiro de 2019 presidente da Assembleia Legislativa de Goiás com 37 dos 41 votos válidos. Em outubro do mesmo ano, foi reeleito, por unanimidade, presidente da Casa para o biênio 2021-2023. Algo totalmente inédito e até mesmo inesperado, mas foi um atestado de reconhecimento da capacidade de gestão, diálogo e compromisso público de Lissauer Vieira.

Ao longo de sua administração, com a ampla deferência que conquistou em todo o âmbito do Poder Legislativo, Lissauer implementou importantes ações que, além de aproximar toda a população da Casa de Leis, ainda resgatou e fortaleceu a credibilidade da Alego perante a sociedade. A construção da nova sede por exemplo, em plena pandemia da Covid-19, comprovou a conduta audaciosa e corajosa de Lissauer que, mesmo com as todas as adversidades do período, atuou com responsabilidade e com o respeito ao dinheiro público, resultando na entrega de uma obra paralisada há anos.

Reconhecimento parlamentar

Para o deputado Virmondes Cruvinel (UB), a conduta de Lissauer à frente da Alego entrará para a história do Poder Legislativo. “Sua gestão fica na história pela competência que ele teve de encabeçar o enorme esforço para concluir a obra da nova sede da Alego. É um marco definitivo para a qualidade do funcionamento da Casa. A população agora tem muito mais condições de acompanhar e de participar do trabalho parlamentar. E deputados e servidores passaram a ter condições de trabalho dignas da importância do Poder Legislativo. Lissauer fez isso respeitando cada deputado e cada bancada na Casa, sempre buscando a harmonia com o Poder Executivo”, destacou.

O deputado Thiago Albernaz (MDB) também enalteceu a atuação de Lissauer evidenciando, sobretudo, o seu compromisso público com todo o estado de Goiás. “À frente da Assembleia Legislativa Lissauer Vieira demonstrou ser um homem com compromisso público com a população do estado. O Parlamento goiano se aproximou do cidadão com seus programas e ações. Tivemos também o grande marco da conclusão da nova sede, que trouxe mais conforto e qualidade ao atendimento da população que busca na Alego a entrega de suas demandas”, sublinhou.

Amauri Ribeiro (UB) salientou o empenho e a total dedicação de Lissauer Vieira à frente do Parlamento. Para o deputado, um dos melhores presidentes que já passaram pela Alego. “A gestão de Lissauer mudou a cara da Assembleia, inclusive até o nosso local de trabalho. Hoje temos um prédio que pouquíssimos estados possuem. O presidente inovou nos dois mandatos à frente da Alego, acredito que não teremos nos próximos mandatos um presidente com tanta dedicação e amor por essa Casa de Leis e, claro, com tanto empenho em resolver a vida do cidadão”, enfatizou.

Já o deputado Chico KGL (UB) afirmou que o presidente Lissauer “abriu as portas” da Alego para os parlamentares. “O deputado Lissauer marcou história. Ele abriu as portas da Assembleia para os parlamentares e entregou essa sede que é uma das mais modernas do País. Ele é um deputado municipalista que por onde andou, em cada município, levou emendas e benefícios para a nossa população. Com certeza um verdadeiro homem público que não pode sair da política, precisamos de pessoas assim como ele que quer ver sempre o bem do seu povo. É disso que o estado de Goiás precisa”, reforçou.

Representante do Entorno do Distrito Federal, Wilde Cambão (PSD) disse que Lissauer Vieira conquistou o respeito de todos os parlamentares da Casa, tanto da base governista quanto da oposição. “Ele é uma grande liderança do nosso estado, fez um trabalho excepcional na Alego, respeitado por todos nós deputados. Um político ímpar, conciliador, que sabe ouvir todo mundo e que é referência para todos os parlamentares. Essa legislatura deve muito ao deputado Lissauer”, definiu.

Da mesma forma, o deputado Cairo Salim (PSD) classificou a gestão de Lissauer como “extremamente positiva”. “O presidente Lissauer saiu muito bem nestes dois mandatos. Atendeu as demandas dos colegas parlamentares e de toda a população goiana. Um companheiro, muito bom de diálogo. Se formos fazer um raio-x da sua gestão posso afirmar que é extremamente positiva”, completou.

Harmonia com o Executivo

Além do amplo reconhecimento parlamentar e de toda a sua gama de conquistas e realizações, outra marca que ficará como legado para a trajetória política de Lissauer Vieira é a autonomia empreendida por ele à frente do Parlamento goiano, mas mantendo sempre a harmonia com o Poder Executivo. Uma habilidade que, certamente, poucos homens públicos possuem e que trouxe resultados significativamente positivos para o estado de Goiás.

Através dessa relação independente, mas ao mesmo tempo harmônica com o governo estadual, Lissauer conseguiu ampliar e fortalecer a base do governador Ronaldo Caiado na Casa e avançar em discussões extremamente importantes, sobretudo, no que tange à situação fiscal de Goiás, como a adesão do estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) para o refinanciamento de débitos com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

No período da pandemia da Covid-19, a atuação de Lissauer também foi crucial para a deliberação de matérias voltadas para o enfrentamento da crise. Preocupado em não paralisar as atividades legislativas, implantou de forma inédita em Goiás o Sistema de Deliberação Remota (SDR), o que permitiu que os projetos fossem discutidos e votados de forma não presencial, refletindo, assim, no amplo suporte aos mais afetados pela crise sanitária no estado em todas as áreas.

Por fim, além de todas essas “façanhas” à frente da presidência da Alego, Lissauer ainda assumiu, nas eleições deste ano, a coordenação-geral da campanha vitoriosa do governador Ronaldo Caiado. Para alguns, uma verdadeira “mão abençoada”, mas a realidade que não se pode negar é que Lissauer Vieira é, de fato, um gestor nato, que traz consigo a ética, o respeito com a máquina pública e, acima de tudo, o desejo de ver um estado cada vez mais pujante, justo e com qualidade de vida para todos os 7 milhões e duzentos mil goianos.

Faça parte da Lista de transmissão no

Whatsapp

Receba atualizações exclusivas e tenha participação ATIVA nas discussões e pesquisas.

Faça parte da Lista de transmissão no

Whatsapp

Receba atualizações exclusivas e tenha participação ATIVA nas discussões e pesquisas.

redes sociais

siga e participe do nosso trabalho

Apoie a nossas causas, curtindo, comentando e compartilhando nossos conteúdos.

1 of 93