Em oito meses à frente da Alego, Lissauer vem se destacando pela independência, diálogo e apoio dos demais parlamentares

A aprovação da gestão do presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira, vem crescendo a cada dia, de acordo com a opinião de vários deputados estaduais dessa legislatura. Além de ter perfil carismático, tornando-o próximo é acessível à população, Lissauer tem sido lembrado como “deputado municipalista”, ao executar projetos sociais voltados aos cidadãos goianos e de caráter beneficente. O deputado ainda é reconhecimento por priorizar bastante o diálogo e manter independência e harmonia entre os demais Poderes, característica que utilizou para a conquista do repasse do duodécimo, colocando fim no impasse entre o Poder Legislativo e Governo do Estado.

Essa vitória a respeito do duodécimo era esperada há anos por todos os deputados e uma das prioridades de Lissauer se chegasse à presidência. De acordo com o deputado Coronel Adailton (PP), Lissauer e a Mesa Diretora, com apoio dos demais deputados, conseguiram convencer o Governo do Estado de que a aprovação do duodécimo é uma norma legal, porém, que nunca foi exercida. “Com essa atuação consciente do deputado Lissauer na presidência da Assembleia atuando também junto ao Governo do Estado com harmonia e muita propriedade, conseguimos aprovar. E o deputado Lissauer presidente da Assembleia está de Parabéns por ter conseguido mais esse direito aos deputados estaduais da 19ª legislatura”, enfatiza.

O deputado Helio de Sousa (PSDB), que é ex-presidente da Casa, analisa que Lissauer está mantendo o que acredita estar correto e corrigindo o que na interpretação do atual presidente, tinha necessidade de correção. E o mais importante é que ele está buscando fazer aquilo que os deputados precisavam. “Ações por si só falam por seu mandato”, destaca.

Algo em comum que os deputados falam é sobre a independência da Casa que Lissauer vem concedendo. “O presidente tem demonstrado principalmente o respeito à tripartição dos poderes, harmônicos, mas independentes, e defendendo o que é direito para o legislativo, resguardar recursos, garantir que esses recursos sejam contrapartidas para melhor atender o cidadão e dessa maneira fazer uma boa gestão no Parlamento dos goianos”, afirma o deputado Virmondes Cruvinel (PPS), que vem ao encontro da fala do deputado Helio, que diz que o mandato de Lissauer está permitindo, dentro dos períodos que passou na Assembleia, uma maior independência da Casa em relação aos outros Poderes, mas com harmonia e desenvoltura para defender os interesses da Assembleia Legislativa.

Projetos Sociais

Com oito meses de gestão, o presidente vem inovando e se destacando com os compromissos sociais, dentre eles o ALEGO ATIVA, que é um programa itinerante, antes chamado de InterCâmaras (Iniciado na gestão 2007/2008, presidida pelo deputado Jardel Sebba e implementado na gestão do deputado Helder Valin), que já percorreu vários municípios do estado de Goiás e foi ampliado com novas parcerias na atual gestão de Lissauer, possibilitando um maior número de atendimentos e cursos oferecidos.

No último sábado (19), foi realizada a 5ª edição do evento, em Catalão, no sul do Estado. O evento oferece atendimentos realizados por entidades parceiras da Alego nas áreas jurídica, de saúde, esporte, lazer e outras. A cada mês, um ou dois municípios goianos recebem o Alego Ativa.

Além do programa, a Alego realizou esse ano o 1º Arraiá Solidário, que trouxe servidores, familiares e a população para a festividade. Com diversas atrações culturais e comidas típicas, o evento conseguiu arrecadar para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE Goiânia) cerca de duas toneladas de alimentos doados pelos participantes da festa.

A 1ª Corrida de Rua da Alego, que teve mais de três mil inscritos, foi outra ação de caráter solidário realizada esse ano. Parte da renda das inscrições, superior a R$ 20 mil, foi repassada para o Hospital do Câncer Araújo Jorge. “Estou muito feliz com a proximidade da Assembleia, do Parlamento, com a sociedade goiana”, comemora a deputada Leda Borges (PSDB).

Há também a criação do Selo Verde, que é uma ação interna realizada em prol do Meio Ambiente ao estimular que os servidores do Poder Legislativo substituam os copos descartáveis por canecas. Com o Selo Verde, a Casa já diminuiu o uso de cerca de 135 mil copos plástico (média de abril de 2019), para 40 mil copos no mês de setembro.

No último fim de semana ainda foi realizada outra ação beneficente que faz parte do projeto “Viver Bem”. O Dia das Crianças na ALEGO, com o tema “Quem faz o bem, ganha também – Doe um quilo de alimento e faça uma criança carente feliz”. O evento foi realizado no sábado (19) pela manhã e teve muitas brincadeiras, teatro, bombeiros mirins, corte de cabelo, algodão doce, pipoca, cachorro-quente, entre outras atratividades.

Além de reunir mais de 700 crianças para um sábado de diversão, o projeto também teve como objetivo ajudar ao próximo. A entrada para a festa era 1 (um) quilo de alimento não perecível. Foram arrecadados uma tonelada de alimentos que serão entregues aos orfanatos Abrigo Dom Fernando, Associação Polivalente São José, Residencial Professor Niso Prego, Instituto Lar Cristão e Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás (Adfego).

Faça parte da Lista de transmissão no

Whatsapp

Receba atualizações exclusivas e tenha participação ATIVA nas discussões e pesquisas.

Faça parte da Lista de transmissão no

Whatsapp

Receba atualizações exclusivas e tenha participação ATIVA nas discussões e pesquisas.

redes sociais

siga e participe do nosso trabalho

Apoie a nossas causas, curtindo, comentando e compartilhando nossos conteúdos.

1 of 93