Chefe da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) afirmou que o estado não terá dificuldade em adotar o sistema visto que os Poderes já atuam em convergência
O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás e do Colegiado de Presidentes das Casas Legislativas do País, deputado Lissauer Vieira (PSB), participou de reunião virtual na manhã desta quinta-feira, 27, promovida pela União dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) e Tribunal de Contas da União (TCU) sobre Governança Pública. O debate foi o primeiro de uma série de encontros regionais que serão realizados com todos os presidentes das Casas Legislativas do Brasil, para tratar do Sistema de Governança nos estados.
O assunto já vem sendo debatido com frequência pelo ministro do TCU, Augusto Nardes, e lideranças de vários estados brasileiros. “Precisamos montar uma estrutura para melhorar a competitividade do Brasil, e precisamos organizar isso em conjunto”, declarou o ministro.
Lissauer destacou que o tema, além de atual, precisa ser implementado no sistema público para a conquista de melhores resultados nas gestões. Segundo o chefe do Legislativo, Goiás não terá dificuldade em implantar o método, pois a gestão estadual já tem adotado a postura de reunir com os chefes de Poderes e órgãos autônomos mensalmente e alinhar as decisões em conjunto e compartilhar as .
“Discutir isso é um passo não só na questão da transparência, mas também para se dividir responsabilidades. Então, aqui em Goiás não teremos dificuldade de implantar um sistema de governança, de gestão. E a Assembleia Legislativa ser a pioneira em levantar essa bandeira e ser parceira nesse tema. Conte com o nosso apoio”, destacou Lissauer.
A reunião virtual foi conduzida pela presidente da Unale, deputada Ivana Bastos (PSD-BA), que também destacou a necessidade de tratar do assunto.
“Entendemos que esta pauta é necessária para termos uma gestão mais eficiente e transparente e a Unale atuará fortemente na defesa da implementação desta lei em todos os estados da federação”, comentou a presidente.
Neste primeiro encontro, foi criado um grupo de trabalho com os representantes do Legislativo dos estados da região sul, para iniciarem o projeto piloto para a implementação da política de governança nos estados brasileiros.
“O papel da Unale nesta interlocução com as Assembleias e do Parlamento com os Poder Executivo Estadual é fundamental, uma vez que o plano de governança é um trabalho integrado”, ressaltou o ministro.
Também participaram do encontro o presidente da ALERS, Dep. Ernani Polo (PP-RS) e os representantes das Assembleias Legislativas de Santa Catarina e do Paraná, Dep. Kennedy Nunes (PSD-SC) e Dep. Luiz Claudio Romanelli (PSB-PR); o primeiro secretário da ALERS, Dep. Gabriel Souza (MDB-RS), e o deputado gaúcho, Tenente Coronel Zucco (PSL-RS).

Com informações da Ascom UNALE.

Foto: Ruber Couto

Faça parte da Lista de transmissão no

Whatsapp

Receba atualizações exclusivas e tenha participação ATIVA nas discussões e pesquisas.

Faça parte da Lista de transmissão no

Whatsapp

Receba atualizações exclusivas e tenha participação ATIVA nas discussões e pesquisas.

redes sociais

siga e participe do nosso trabalho

Apoie a nossas causas, curtindo, comentando e compartilhando nossos conteúdos.

1 of 93