Durante vistoria técnica ao edifício no Park Lozandes, o presidente afirmou que a mudança para o novo local deve acontecer no dia 1º de fevereiro do próximo ano

O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSB), esteve na manhã desta quinta-feira, 27, apresentando aos deputados estaduais o andamento das obras da nova sede do Poder Legislativo goiano, que está fase conclusiva. O edifício, que será denominado “Palácio Maguito Vilela”, em homenagem ao prefeito eleito da capital, é erguido em um terreno no Park Lozandes, região que já concentra diversos órgãos da esfera pública, como o Paço Municipal, o Ministério Público Federal e o Fórum Cível da Comarca de Goiânia. Na ocasião, o presidente afirmou que o funcionamento completo da Alego e a abertura ao público no novo espaço deve acontecer no dia 1º de fevereiro de 2022.

Cerca de 20 deputados e representantes participaram da visita: Júlio Pina (PRTB), Henrique Arantes (MDB), Chico KGL (DEM), Lêda Borges (PSDB), Coronel Adailton (Progressistas), Rafael Gouveia (Progressistas), Amauri Ribeiro (Patriota), Virmondes Cruvinel (Cidadania), Major Araújo (PSL), Humberto Aidar (MDB), Thiago Albernaz (Solidariedade), Vinícius Sirqueira (Pros), Antônio Gomide (PT), Cairo Salim (Pros), Wilde Cambão (PSD), Rubens Marques (Pros), o representante do deputado Iso Moreira (DEM), Raimundo Saraiva Chaves; representando o deputado Helio de Sousa (PSDB), Rondinelly Carneiro e Fábio Alves representando o deputado Paulo Trabalho (PSL).

Lissauer ressaltou que o intuito do espaço é oferecer condições melhores de trabalho para os servidores, parlamentares e acolher as pessoas que vêm do interior. ‘‘A Alego é um Poder totalmente aberto à sociedade, nós e os gabinetes dos deputados estamos o tempo todo disponíveis para receber o pessoal do interior. Nada mais justo que investirmos em atendimento à nossa população, até mesmo para trabalharmos com mais condições de dar resultados e essa sede, eu não tenho dúvida nenhuma, ela vai ficar à altura do Poder Legislativo do Estado de Goiás”, afirmou.

O presidente destacou, ainda, que para conseguir adiantar o cronograma de entrega do prédio, foi montada uma equipe competente para cuidar da obra. ‘‘Nós precisamos mostrar que aqui o dinheiro público foi bem empregado, e isso eu cobro todos os dias das pessoas que estão trabalhando para conceber os projetos e fazer os processos licitatórios da compra de equipamentos da nossa obra. Nós não vamos medir esforços para dia 1º de fevereiro estarmos aqui inaugurando essa sede e mudando definitivamente para o novo espaço da Alego’’, disse.

O Gestor de Engenharia da JL Construções Civis, empresa responsável pela obra, Geraldo Demarqui Neto afirma que a nova sede é uma obra muito importante para o estado. ‘‘Eu já fiz muitas obras na minha vida, mas essa é marcante e significa muito na minha carreira. É uma obra diferenciada, única, que tem um formato muito bacana. Nossa direção tem uma meta muito firme com o presidente Lissauer de atingir a meta e entregar na data estipulada, que é 1º de fevereiro. Nós não vamos medir esforços para que isso aconteça’’, disse Neto.

Estrutura

O novo espaço tem uma área total de quase 45 mil metros quadrados, quatro setores, cinco pavimentos e dois subsolos. O projeto prevê um saguão principal que dá acesso ao plenário, com galeria para 222 lugares e estacionamento para cerca de 1.000 carros. O prédio tem acessibilidade e sustentabilidade, como aproveitamento de águas de chuva e energia. A localização da nova sede da Alego vai facilitar a chegada de quem vem do interior, já que está localizada às margens da BR-153.

O deputado Humberto Aidar integrou a comitiva e se disse impressionado com o tamanho do espaço e os benefícios que a sede vai trazer para o trabalho parlamentar. “Tamanho maravilhoso, dá para ter uma mesa de reuniões aqui, é um gabinete de 100 metros quadrados e vai atender bem cada deputado dessa legislatura”, disse. Já o colega, deputado Coronel Adailton, destacou que o novo espaço vai proporcionar mais dignidade ao trabalho. “Não apenas ao parlamentar, mas também às autoridades que se dirigem à Alego, e principalmente à população”.

Os deputados ouvidos pela reportagem também elogiaram a conduta do presidente na missão de concluir a nova sede, iniciada em 2005. “O presidente Lissauer mostra, mais uma vez, a sua vanguarda. Um homem do bem, que é um político em ascensão no estado, e essa obra vai culminar a sua gestão, que foi uma gestão aberta, participativa, que valorizou muito os deputados e o povo goiano como um todo”, afirmou o deputado Wilde Cambão.

A deputada Leda Borges também destacou que é uma satisfação ver que o projeto iniciado há muitos anos, finalmente será entregue. “É um prazer ver que esse projeto que começou em 2005 vai se encerrar na gestão do Lissauer e, em fevereiro do ano que vem, já estaremos com os nossos trabalhos aqui para atender bem o povo goiano”, destacou.

Além dos parlamentares, acompanharam o presidente durante a visita, servidores e os diretores Geral, Wesley Borges; Administrativo, Marco Antônio Ferreira; Articulação Política, Eduardo Macêdo; Comunicação Social, André Furquim; Escola do Legislativo, Teófilo dos Santos; Financeiro, Wilsiene Ribeiro; Gestão de Pessoas, Tasso Júnior; Parlamentar, Luis Cesar Bueno; Planejamento Estratégico, André Ariza, Saúde e Meio Ambiente do Trabalho, Marcos Nogueira; Tecnologia da Informação, Fagner Gonçalves; e o assessor adjunto à presidência, Rubens Bueno Sardinha da Costa.

Faça parte da Lista de transmissão no

Whatsapp

Receba atualizações exclusivas e tenha participação ATIVA nas discussões e pesquisas.

Faça parte da Lista de transmissão no

Whatsapp

Receba atualizações exclusivas e tenha participação ATIVA nas discussões e pesquisas.

redes sociais

siga e participe do nosso trabalho

Apoie a nossas causas, curtindo, comentando e compartilhando nossos conteúdos.

1 of 93