Presidente da Assembleia Legislativa de Goiás preside o colegiado de chefes das Casas Legislativas de todo o país. Reuniões virtuais acontecerão mensalmente

À frente do Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas do País, o deputado Lissauer Vieira (PSB), também chefe do Legislativo goiano, comandou reunião nesta segunda-feira, 25, com presidentes de Casas Legislativas de 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Em pauta, assuntos importantes e de interesse mútuo dos estados, como a prorrogação das eleições municipais; as medidas de enfrentamento ao coronavírus; a retomada das atividades presenciais e o auxílio financeiro do Governo Federal a estados e municípios, que deve ser sancionado nesta semana.

Um assunto que se tornou consenso entre os presidentes dos Legislativos diz respeito ao adiamento das eleições municipais desse ano, que no calendário eleitoral estão agendadas para 4 de outubro. Os parlamentares vão solicitar uma conferência com integrantes do Congresso Nacional para participar das discussões em torno do tema, mas já assinalaram que são favoráveis à prorrogação para 6 e 20 de dezembro, respectivamente, 1º e 2º turnos. Uma nova data tem sido discutida em virtude da pandemia do coronavírus.

Inclusive, as medidas de enfrentamento à Covid-19 nas Assembleias Legislativas e seus respectivos estados também foi tema de discussão. Atualmente, todas as Casas Legislativas têm realizado as sessões plenárias de forma remotas, garantindo assim o andamento dos trabalhos legislativos e evitando a aglomeração de servidores presencialmente.

Os chefes dos Legislativos estaduais avaliam retomar as atividades presenciais em conjunto, porém, cada localidade vai seguir as observações das autoridades sanitárias.

“Estamos tentando, na medida do possível, agir em unidade, com consonância, fortalecendo o Poder Legislativo no território nacional e buscando tomar decisões acertadas, beneficiando a população de cada estado”, afirmou Lissauer.

Outro ponto tratado por Lissauer junto dos colegas presidentes foi a definição de reuniões remotas com frequência, devendo ser realizadas na primeira segunda-feira de cada mês. “É importante que o colegiado esteja unido, compartilhando experiências e expondo suas dúvidas, assim conseguimos otimizar nossos atos e ajudar uns aos outros”, definiu Lissauer, que comanda o colegiado integrante da União Nacional dos Legisladores e Legislativos estaduais (UNALE) desde fevereiro de 2020.

A reunião contou com a participação da presidente da UNALE, deputada Ivana Bastos (PSD-BA). Ainda estiveram presentes virtualmente os presidentes Ademar Traiano (PSDB- PR), Cauê Macris (PSDB-SP), Ernani Polo (PP-RS), Nelson Leal (PP-BA), Agostinho Petrus (PV- MG), Luciano Bispo (MDB-SE), José Sarto (PDT-CE), Eriberto Medeiros (PP-PE), Júlio Garcia (PSD-SC), Paulo Correia (PSDB-MS), Jalser Ranier (SD-RR), Rafael Prudente (MDB-DF) e os representantes de Mato Grosso, deputada Janaina Riva (MDB-MT) e do Rio Grande do Norte, deputado Gustavo Carvalho (PSDB-RN).

Faça parte da Lista de transmissão no

Whatsapp

Receba atualizações exclusivas e tenha participação ATIVA nas discussões e pesquisas.

Faça parte da Lista de transmissão no

Whatsapp

Receba atualizações exclusivas e tenha participação ATIVA nas discussões e pesquisas.

redes sociais

siga e participe do nosso trabalho

Apoie a nossas causas, curtindo, comentando e compartilhando nossos conteúdos.

1 of 93