Nesse período, o chefe do Parlamento já firmou diversas parcerias com instituições públicas e reforçou sua atuação no âmbito Legislativo, imprimindo ritmo acelerado na aprovação de projetos e instalação de CPIs

O primeiro mês do deputado Lissauer Vieira (PSB) como presidente da Assembleia Legislativa de Goiás foi marcado por muito trabalho. Cumprindo agenda em seu gabinete o dia todo, normalmente das 8h às 20h, o novo chefe do Legislativo goiano contabilizou 141 atendimentos nesse período. Ele recebeu mais de 200 pessoas entre chefes de Poder, secretários de Estado, servidores, prefeitos, vereadores e lideranças políticas. Também visitou a maioria dos principais órgãos públicos do Estado, e firmou parcerias institucionais para a Assembleia com algum deles. Politicamente, também teve atuação direta em matérias importantes já aprovadas pelos parlamentares – como a extinção da 3ª classe na área da segurança pública – e comandou diretamente a instalação da CPI da Enel, que vai investigar questões sobre a distribuição de energia realizada pela multinacional.

O alto número de atendimentos reforça o perfil de atuação definido por Lissauer desde o seu discurso de posse como presidente: muito diálogo e transparência. É assim que ele afirmou que vai conduzir sua gestão e assim tem agido ao receber dezenas de segmentos da sociedade. Para ele, debater uma pluralidade de assuntos aproxima o parlamentar das necessidades da população e aumenta a lista de benefícios que podem chegar aos municípios. “Sou um deputado municipalista convicto e acho que é através do diálogo, do contato com os representantes das nossas cidades, e ouvindo a sociedade de uma forma geral, é que vamos conseguir melhorar a vida da população”, justificou.

Lissauer também assumiu outro compromisso importante para a Casa de Leis. Em apenas 14 dias na nova função, assinou a ordem de serviço para a retomada da construção da nova sede do Poder Legislativo. O presidente considerou a assinatura do processo como um ato histórico para o Parlamento goiano. “Para nós é um enorme prazer e alegria podermos retomar as obras da nova sede do Poder Legislativo, um sonho de muitos presidentes e parlamentares que passaram por aqui”, declarou.

Outra prioridade de gestão resgatada por Lissauer são as parcerias firmadas com diversos órgãos públicos. O objetivo disso é fazer com que os cidadãos se aproximem mais do Parlamento e se sintam à vontade para acompanhar o trabalho de quem elegeu e entendam, de fato, as reais atribuições do Parlamento. “O Poder Legislativo é o único que abre suas portas totalmente à população, que está pronto para receber, ouvir e poder elaborar as leis que vão mudar a vida de todos”, reforça.

Nesse primeiro mês, Lissauer já acertou parcerias com a Universidade Federal de Goiás (UFG), renovando o projeto Politizar, com jovens universitários; e também acordou ocompartilhamento da programação transmitida pela TV Assembleia e TV UFG, visando interação e maior transparência ao trabalho dos parlamentares. A universidade também será parceira da Alego na capacitação de seus servidores, visando aprimorar a qualificação profissional para melhor atender ao público.

Na sequência, o presidente também garantiu o apoio da Defensoria Pública do Estado em um projeto de ampliação dos trabalhos do órgão pelo interior de Goiás, através de um projeto encabeçado pelo Legislativo, o Intercâmaras. A Assembleia já é parceira da instituição e contempla, no anexo ao lado do prédio onde funciona, uma unidade da Defensoria voltada para a área cível. O local também deve ser reestruturado e os serviços expandidos.

Para completar a terceira parceria com instituições, o presidente firmou convênio com a Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio) e Sistema Sesc/Senai. O objetivo é promover ações e serviços do Poder Legislativo Estadual para o interior do Estado, juntamente com eventos promovidos pela entidade classista em suas regionais em todo o território goiano. A aproximação prevê ainda maior sintonia do segmento do comércio com as pautas de interesse do setor deliberadas pela Alego.

Atuação Parlamentar

Além dos assuntos administrativos da gestão, Lissauer também tem atuado de forma direta na condução dos trabalhos legislativos. Os parlamentares já aprovaram matérias importantes sob o comando do novo presidente, como a extinção da 3ª classe de Soldado na área de segurança pública, equiparando os vencimentos da categoria, além do vale alimentação de R$ 500 para os servidores da educação.

Ainda no âmbito legislativo, o presidente tem atuado diretamente para instalação de CPIs importantes, como a da Enel. Na última semana de fevereiro, Lissauer recebeu em audiência os presidentes nacional e estadual e os principais diretores da empresa, em seu gabinete na Assembleia. O chefe do Parlamento também tem valorizado os debates em torno de bandeiras importantes, como o agronegócio. Ele reativou a Frente Parlamentar da Agropecuária, voltada para as demandas do setor produtivo.

Em meio a tantos compromissos institucionais, o presidente ainda tem cumprido agendas em seus municípios. Além de ter recebido em seu gabinete deputados federais, senador, vereadores, prefeitos e lideranças políticas de cerca de 30 municípios goianos, Lissauer também tem visitado Rio Verde, no Sudoeste goiano, aos finais de semana. Ele também já esteve em Paraúna e Acreúna cumprindo pautas políticas.

Transparência

O atendimento à imprensa também tem sido constante mesmo com a agenda apertada. Lissauer já cumpriu maratona de visitas aos principais veículos de comunicação do Estado e recebeu jornalistas para entrevistas na presidência. Ele ainda participa semanalmente de programas de rádio de Rio Verde e região.

De acordo com o presidente, seus atos serão pautados pela máxima transparência e a imprensa goiana terá espaço e autonomia para acompanhar os trabalhos do Legislativo goiano.

Faça parte da Lista de transmissão no

Whatsapp

Receba atualizações exclusivas e tenha participação ATIVA nas discussões e pesquisas.

Faça parte da Lista de transmissão no

Whatsapp

Receba atualizações exclusivas e tenha participação ATIVA nas discussões e pesquisas.

redes sociais

siga e participe do nosso trabalho

Apoie a nossas causas, curtindo, comentando e compartilhando nossos conteúdos.

1 of 93