De acordo com o presidente da Casa, as obras seguem em ritmo acelerado e a expectativa é de que elas sejam concluídas dentro do prazo estabelecido

Seguindo a determinação do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSB), o cronograma firmado para finalização das obras da futura sede do Parlamento goiano segue em ritmo acelerado e a conclusão de novas fases do projeto já começam a acontecer. De acordo com o chefe do Poder Legislativo, além da finalização de processos iniciais, o serviço agora já parte para completar os projetos estruturais e paralelos.

“Estamos bastante otimistas com o andamento das obras da nova sede da Alego. Processos importantes como a instalação da subestação de energia elétrica e toda estrutura da rede hidráulica já estão em fase de acabamento, com mais de 60% dos serviços finalizados. Novas fases também já se encaminham para a conclusão. Acredito que vamos conseguir entregar o nosso novo prédio dentro do prazo estabelecido e atender esse anseio antigo dos nossos servidores e de toda a população do Estado de Goiás”, destacou o presidente Lissauer.

Segundo o engenheiro responsável pela obra, Adriano Barra, nos últimos meses foi finalizado os pisos de concreto armado do subsolo e a estrutura de lajes dos pavimentos do edifício principal, blocos A, B e C. As obras do Bloco D também já foram iniciadas, o que leva à conclusão de 80% da estrutura de concreto. As instalações de esgoto e a drenagem pluvial estão sendo executadas. “De acordo com a nossa logística e em compasso com a fiscalização, estamos avançando rapidamente”, esclarece Adriano.

O engenheiro também ressaltou que a obra segue avançada em relação ao cronograma. “Podemos destacar, inclusive, que o próprio plenário, que é constituído de uma estrutura em aço de 239 toneladas, já tem hoje 113 toneladas instaladas” disse. Ele informa que os próximos passos, portanto, são a finalização da estrutura de aço do plenário, cobertura do edifício e o fechamento lateral da fachada com placas pré-moldadas, o qual também já se encontra em andamento.

Nova Sede

Localizada no Park Lozandes, a nova sede da Assembleia terá área total construída de 44,5 mil metros quadrados, composta por quatro setores e sete pavimentos. A obra conta com um auditório com capacidade para 629 lugares, três auditórios com 341 lugares cada, um refeitório para 108 pessoas e uma lanchonete. O projeto prevê um saguão principal, que dá acesso ao plenário, com galeria para 222 lugares. O estacionamento externo terá capacidade para receber até seis ônibus, 436 vagas cobertas para automóveis e 502 vagas sem cobertura.

O projeto foi elaborado de maneira a ser sustentável, abrigando coleta seletiva de resíduos durante sua edificação, reaproveitamento de água da chuva e do sistema de climatização, com destaque para iluminação e ventilação natural do prédio.

A criação de espaços compatíveis com a realidade atual da Casa eliminará gastos de reformas estruturais e reparos constantes, além de disponibilizar espaços adequados para a instalação de gabinetes de deputados, comissões temáticas, auditórios, TV Assembleia, além de salas adequadas para a área tecnológica do Legislativo.

A adoção de sistemas com foco na sustentabilidade também pode gerar economia financeira para o Parlamento goiano. Sistemas de ar-condicionado são os grandes responsáveis pelos maiores gastos com energia, por isso o novo sistema será moderno e computadorizado, com equipamentos mais inteligentes que trarão climatização e uso racional de energia elétrica.

 

 

Faça parte da Lista de transmissão no

Whatsapp

Receba atualizações exclusivas e tenha participação ATIVA nas discussões e pesquisas.

Faça parte da Lista de transmissão no

Whatsapp

Receba atualizações exclusivas e tenha participação ATIVA nas discussões e pesquisas.

redes sociais

siga e participe do nosso trabalho

Apoie a nossas causas, curtindo, comentando e compartilhando nossos conteúdos.

1 of 93