O deputado estadual Lissauer Vieira (PSB), foi escolhido para ser o relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos combustíveis em Goiás. A CPI instalada pela Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor, vai investigar denúncias de formação de cartel e cobrança de preços abusivos na venda de gasolina, etanol e do óleo diesel em todo o Estado. “Não podemos aceitar esse alinhamento de preços praticado pelo mercado varejista e nem ficarmos de braços cruzados diante da falta de interesse por parte de dirigentes sindicais, donos de postos e até por parte de algumas distribuidoras em colaborar com o Poder Legislativo, ” frisou Lissauer.

A primeira reunião de trabalho da CPI foi realizada na última quinta-feira,30, com a solicitação de um requerimento pedindo ao Ministério Público estadual (MPE), Procuradoria Estadual de Defesa do Consumidor (Procon), Polícia Federal (PF) e Ministério Público Federal (MPF) cópias dos procedimentos referentes a investigações e ações que tenham como objeto o aumento abusivo dos combustíveis em Goiás.

Como relator, Lissauer Vieira esclarece que é necessário investigar a suspeita de formação de cartel e de cobranças de preços abusivos por postos de combustíveis, e ainda, se existem agentes públicos envolvidos ou ação orquestrada para o alinhamento de preços. A CPI vai atuar também em parceria com a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon). Nesse sentido, foram solicitadas cópias do inquérito policial que resultou na prisão de donos de postos e fiscais do INMETRO, suspeitos da prática de adulteração de combustíveis.

A Comissão Parlamentar de Inquérito deve realizar diligências in loco em postos de combustíveis do Estado a fim de apurar a diferença de preços existentes em relação aos postos de Goiânia. Na próxima reunião a Comissão vai deliberar sobre o cronograma de trabalho e estratégia de investigação.

 

 

Faça parte da Lista de transmissão no

Whatsapp

Receba atualizações exclusivas e tenha participação ATIVA nas discussões e pesquisas.

Faça parte da Lista de transmissão no

Whatsapp

Receba atualizações exclusivas e tenha participação ATIVA nas discussões e pesquisas.

redes sociais

siga e participe do nosso trabalho

Apoie a nossas causas, curtindo, comentando e compartilhando nossos conteúdos.

1 of 93