Dando sequência a mais uma etapa da entrega definitiva da nova sede da Alego, o presidente da Casa inaugurou hoje o auditório principal do Poder Legislativo, que leva o nome de seu pai, Carlos Vieira; o novo estúdio da TV Alego, além de descerrar o busto de Iris Rezende Machado, que dá nome ao Plenário do Parlamento goiano

Pautado pela inovação, transparência e compromisso público, marcas fortes de sua gestão, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSD), inaugurou na manhã desta terça-feira, 08, na Casa de Leis, o auditório Carlos Vieira, que leva o nome do seu pai; o busto do ex-governador Iris Rezende Machado, que dá nome ao plenário da nova sede do Parlamento goiano e o novo estúdio da TV Alego. As solenidades de entrega contaram com a presença do governador Ronaldo Caiado (UB), do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, parlamentares, além de familiares do líder do Poder Legislativo e de Iris Rezende.

Auditório Carlos Vieira

A denominação do auditório principal da Alego foi proposta por meio do projeto de resolução nº 965/22, pelo ex-deputado Humberto Aidar (MDB), hoje conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). A Resolução nº 1.751/22, de 27 de junho de 2022, se encontra publicada no Diário Oficial da Alego. Segundo o ex-parlamentar, a iniciativa é um reconhecimento e uma forma de homenagear o empresário natural do Rio Grande do Sul, mas goiano de coração.

“Um grande líder do setor agropecuário do estado de Goiás, Carlos Vieira se mudou para Rio Verde com a família no final da década de 80, quando Lissauer tinha nove anos. Carlos Vieira foi um homem íntegro, que contribuiu, grandemente, para o desempenho da agricultura goiana. Por tudo isso, a iniciativa expressa o sentimento de gratidão do povo goiano, legitimamente representado pela Alego, a um homem nobre e valoroso, cuja memória merece ser reverenciada por essa e pelas futuras gerações”, disse Aidar.

Da mesma forma, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), destacou que acredita na capacidade de enaltecer e reconhecer as pessoas que fizeram história e são referência. “Tenho orgulho de ser político. Hoje, sabemos que essa classe merece ser reconhecida. Se existem situações que podem nos constranger, existe também o contrário. Temos em Goiás uma boa escola política. O que Lissauer está fazendo nesta manhã é algo que me emociona”, salientou.

Por sua vez e expressando o seu sentimento de gratidão, o presidente da Alego fez questão de evidenciar a determinação, o caráter e a honestidade de seu pai. “Ele sempre praticou o bem e representa a força dos migrantes que vieram para Goiás ajudar no desenvolvimento do nosso estado. É uma grande satisfação inaugurar este anfiteatro. Meu pai estaria muito agradecido por ver que seu legado não será esquecido”, declarou Lissauer Vieira.

Espaço acessível

O auditório, com área total de 1.169 m², foi planejado para 692 lugares, distribuídos da seguinte maneira: 679 assentos, oito espaços para PNE, quatro assentos para Pessoa Obesa (PO) e um espaço para cão guia. O intuito é proporcionar mais conforto e acessibilidade. O espaço é aparelhado com equipamentos de áudio e vídeo, e já conquistou fama nacional pela alta qualidade técnica dos equipamentos e sistema utilizados.

O local pode ser acessado pela área interna e pela área externa. Isso possibilita que, dependendo do evento, não haja a necessidade de que os convidados entrem nas dependências da Alego. O auditório dispõe, ainda, de dois camarins individuais, com banheiro acessível e chuveiro; banheiros públicos e para PNE. O palco tem elevação de 75 cm; o pé direito boca de cena, possui 6,40m, com largura boca de cena, com 17,13 m; e profundidade de 7,2m.

Busto de Iris Rezende

Também nesta manhã, o presidente Lissauer Vieira descerrou o busto do ex-governador Iris Rezende, que dá nome ao Plenário da nova sede da Alego. Proposta pela Mesa Diretora por meio do projeto de resolução nº 1244/22, a denominação tem como intuito fazer uma homenagem póstuma ao político goiano, dono de uma trajetória inspiradora e de 62 anos de vida pública. Iris é lembrado pelos parlamentares da 19ª Legislatura por sua valorosa contribuição para o progresso de Goiás e, em especial, de Goiânia.

Representando toda a família, a filha de Iris Rezende, Ana Paula de Araújo Rezende, discursou, ao lado a viúva do ex-governador, Dona Iris de Araújo. Para ela, um momento de “gratidão e reconhecimento”. “É com muita gratidão que recebo hoje, essa homenagem que tem um sentido muito especial, pois o meu pai ocupou a presidência desta Casa de Leis nos anos de 1964 e 1965”. Meu pai trabalhou com coragem, eficiência e responsabilidade. Dedicou seus 87 anos por amor a população, pensando na qualidade de vida dos goianos e fez inúmeras benfeitorias que estarão marcadas para sempre na história de Goiás”, relembrou de forma emocionada.

Novo estúdio da TV Alego

Dando sequência à série de inaugurações, o presidente Lissauer também entregou hoje o novo estúdio da TV Alego. Segundo o líder da Casa de Leis, mais uma grande conquista para o Poder Legislativo goiano, que já é considerado um dos mais modernos e tecnológicos do Brasil.

“É motivo de enorme satisfação realizar mais essa etapa da entrega definitiva da sede da Assembleia Legislativa. Em abril nós inauguramos o Palácio Maguito Vilela, e, agora, os novos e modernos estúdios da TV Alego, um sonho concretizado para todos os servidores, com o que há de melhor em transmissão e tecnologia digital para levar informação de qualidade a população”, disse.

Ressaltando a importância de todos os investimentos realizados, o Diretor de Comunicação da Casa, André Furquim, pontuou que a TV Alego é hoje referência para todo o País. “No total foram investidos mais R$ 8 milhões na emissora e mais R$ 18 milhões no audiovisual da nova sede. Hoje temos um estúdio moderno, com equipamentos de ponta e que já se tornou referência para as demais Casas Legislativas do Brasil. São investimentos importantes que proporcionarão mais qualidade em nossas transmissões reforçando, assim, um dos principais pilares dessa atual gestão, que é a transparência de todos os atos do Poder Legislativo”, salientou.

Com o novo estúdio será possível transmissão ao vivo de vários pontos da sede, a exemplo do plenário, sala das comissões, auditórios, anfiteatro e salão nobre. Os investimentos nos novos equipamentos possibilitam levar aos telespectadores, em tempo real, mais informações relativas ao trabalho dos parlamentares. A TV Alego conta, ainda, com novas ilhas de edições, com o objetivo de oferecer mais qualidade aos trabalhos de reportagem e transmissões.

Os equipamentos de ponta de áudio e vídeo adquiridos pela Casa, junto com a tecnologia adotada, já são considerados referência para a implantação em outros órgãos no País. Representantes do Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará e Rio de Janeiro estiveram na nova sede do Parlamento goiano para conhecerem as novas instalações da televisão. O sistema, que alia equipamentos de qualidade, também é dotado de eficiência energética.

Também participaram das cerimônia os deputados Dr. Fernando Curado (PRTB), Lêda Borges (PSDB), Virmondes Cruvinel (UB), Coronel Adailton (PRTB), Álvaro Guimarães (UB), Chico KGL (UB), Charles Bento (MDB), Júlio Pina (PRTB), Amilton Filho (MDB), Wilde Cambão (PSD), Bruno Peixoto (UB) e Rafael Gouveia (Republicanos); os deputados recém-eleitos, Lucas do Vale (MDB), Lineu Olímpio (MDB) e Cristiano Galindo (SD); os ex-deputados Marcelo Melo, Samuel Belchior, Simeyzon Silveira, Maycllyn Carreiro e Leandro Vilela; a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Laura Bueno; o subdefensor público-geral do Estado de Goiás para Assuntos Administrativos, Tiago Gregório Fernandes; o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, conselheiro Joaquim de Castro, entre outras autoridades.

Faça parte da Lista de transmissão no

Whatsapp

Receba atualizações exclusivas e tenha participação ATIVA nas discussões e pesquisas.

Faça parte da Lista de transmissão no

Whatsapp

Receba atualizações exclusivas e tenha participação ATIVA nas discussões e pesquisas.

redes sociais

siga e participe do nosso trabalho

Apoie a nossas causas, curtindo, comentando e compartilhando nossos conteúdos.

1 of 93