Abertura Nacional da Colheita da Soja acontece na próxima quinta-feira, 23, e contará com palestras sobre o cenário político e econômico do setor

O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) Lissauer Vieira (PSB), participa na próxima quinta-feira, 23, da Abertura Nacional da Colheita da Soja safra de 2019/2020, em Jataí. O evento acontece a partir das 8h30, no Parque de Exposições da cidade e contará com a presença do governador Ronaldo Caiado (DEM) e especialistas do setor.

Durante o encontro, que tem como tema “Rumo a maior safra de soja do mundo: os desafios de mercado, política e tecnologia para a agricultura brasileira”, será realizada a palestra “Os desafios para a soja em 2020”, com o CEO da Agroconsult, André Pessoa, e um debate sobre o cenário político, econômico e tecnológico da soja, com mediação de Kellen Severo e Bartolomeu Braz.

Como manda a tradição, o evento, que é considerado o maior da sojicultora brasileira, contará com colheitadeiras enfileiradas em campo para a abertura simbólica da colheita. Antes disso, o Projeto Soja Brasil trará uma análise bastante completa sobre as perspectivas para 2020, através de uma roda de conversa com os principais nomes do setor.

Produção recorde

Segundo dados da safra de grãos 2018/19 divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no segundo semestre do ano passado, Goiás apresentou recorde na produção. O levantamento apontou, por exemplo, que enquanto no Brasil houve crescimento de 6,4% na safra de grãos, passando de 227,7 milhões de toneladas na safra 2017/18 para 242,1 milhões de toneladas na safra 2018/19, Goiás teve incremento de 15,6%, passando de 21,25 milhões de toneladas na safra 2017/18 para 24,57 milhões de toneladas de grãos produzidos na safra 2018/19, sendo ainda reconhecido como o Estado que apresentou o maior crescimento da produção de grãos na Região Centro-Oeste.

Com relação à produção de soja em Goiás, a estimativa é de que sejam produzidos 11,7 milhões de toneladas em 2020, enquanto no Brasil a produção deve chegar a 121,1 milhões. Esse cenário se deve ao fato de que houve chuvas irregulares ocorridas neste período, principalmente no Centro-Oeste e Sudeste, com melhoria pluviométrica a partir de novembro, favorecendo o desenvolvimento do plantio. Em comparação com a safra anterior, no Estado de Goiás houve aumento de área plantada da soja em 2%.

 

Faça parte da Lista de transmissão no

Whatsapp

Receba atualizações exclusivas e tenha participação ATIVA nas discussões e pesquisas.

Faça parte da Lista de transmissão no

Whatsapp

Receba atualizações exclusivas e tenha participação ATIVA nas discussões e pesquisas.

redes sociais

siga e participe do nosso trabalho

Apoie a nossas causas, curtindo, comentando e compartilhando nossos conteúdos.

1 of 93