Com investimentos de R$ 160 milhões e inaugurada no Complexo Intermodal da Rumo, empresa deve gerar mais de 300 empregos diretos somente na primeira etapa

Representando os Poderes Legislativo e Executivo, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSD), participou na manhã desta terça-feira, 09, da inauguração da Andali S/A, empresa de soluções para o segmento de fertilizantes no Complexo Intermodal da Rumo, em Rio Verde. Com o novo projeto, será possível transportar fertilizantes a partir do Porto de Santos, em São Paulo, até Goiás por meio da Malha Central (ferrovia Norte-Sul) e industrializar o insumo na fábrica goiana.

De acordo com o presidente da Alego, um grande avanço que contribuirá significativamente para o fortalecimento econômico do Sudoeste goiano e de todo o estado de Goiás. “Esse feito histórico marca a parceria entre a Prefeitura Municipal, o Governo do Estado e a iniciativa privada trazendo, dessa forma, cada vez mais desenvolvimento e oportunidades para o Sudoeste goiano e para todo o estado. Hoje a Andali vem somar ainda mais com a nossa região, contribuindo para geração de emprego, renda e proporcionando mais dignidade para a nossa população”, disse Lissauer.

Já o presidente da Andali, Rafael Vaccari, ressaltou que a estimativa é de que sejam movimentadas 1,5 milhão de toneladas de fertilizantes no terminal. “Diante da forte demanda, fizemos um investimento adicional e estamos elevando a capacidade anual de expedição fabril para cerca de 750 mil toneladas. A ideia do projeto é descarregar o fertilizante em Santos, transportar via ferrovia da Rumo e a Andali receber o produto em Rio Verde para fazer o transbordo para fábricas da região ou misturá-lo para entregar ao produtor com mais competitividade”, explicou.

Andali S/A

Criada em 1997, a Andali S/A é uma joint venture que atualmente tem como acionistas a CHS Agronegócios, braço brasileiro da CHS INC, a BRFértil Fertilizantes e as Holdings Fundadoras. A companhia presta os serviços de mistura (industrialização), armazenagem, carregamento a granel e transbordo, nos modais ferroviário e rodoviário, além de atuar em soluções relacionadas ao segmento de fertilizantes.

A parceria comercial para a construção de um terminal de transbordo ferroviário e uma misturadora em Rio Verde foi firmada entre a empresa e a Rumo Logística em 2021, com investimentos aportados pela Andali no valor de R$ 150 milhões. O empreendimento amplia a capacidade operacional da companhia na região Centro-Oeste, reduzindo custos na cadeia de fertilizantes e gerando avanços na logística do agronegócio brasileiro.

Também participaram do evento o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale; o vice-prefeito, Dannillo Pereira; vice-presidente comercial da Rumo, Pedro Palma; diretor presidente da Andali S/A, Rafael Vaccari; deputado estadual, Chico KGL; prefeitos das cidades de Itarumã (Ricardo Goulart), Chapadão do Céu (Vinícius Marcondes), São Simão (Fábio Capanema), Santo Antônio da Barra (Zé Cândido), Gouvelândia (Fausto Caiado), Caçu (Ana Claúdia Lemos), lideranças empresariais e demais autoridades.

Faça parte da Lista de transmissão no

Whatsapp

Receba atualizações exclusivas e tenha participação ATIVA nas discussões e pesquisas.

Faça parte da Lista de transmissão no

Whatsapp

Receba atualizações exclusivas e tenha participação ATIVA nas discussões e pesquisas.

redes sociais

siga e participe do nosso trabalho

Apoie a nossas causas, curtindo, comentando e compartilhando nossos conteúdos.

1 of 93