digital

 

Rio Verde é a primeira cidade do Brasil a receber sinal de televisão 100% digital. O desligamento estava previsto para o dia 29 de novembro do ano passado, mas foi adiado para hoje,1, já que a meta de 93% de domicílios aptos a receber o sinal de TV digital aberto não tinha sido atingida.

O município é piloto do Sistema Brasileiro de TV Digital, que consiste na transição do sinal analógico para o digital. De acordo com o conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e presidente do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição dos Canais de TV e RTV (Gired), Rodrigo Zerbone, Rio Verde foi escolhida em razão de suas características geográficas e econômicas.

“Precisávamos de uma cidade grande, mas que não fosse capital de nenhum Estado. E que apresentasse uma capacidade econômica relevante e não afetasse o sinal de televisão de municípios vizinhos. O desligamento do sinal analógico permitirá disponibilidade do sinal de internet 4G na cidade. Para a população, trata-se de um benefício duplo”, afirma Rodrigo.

Após o desligamento a programação de todas as emissoras deixa de ser exibida na cidade pelo sistema analógico, ou seja, nos aparelhos antigos, sem conversor. No lugar, as geradoras de TV vão continuar transmitindo, por 30 dias, uma cartela fixa informando ao telespectador como proceder para ter acesso ao sinal digital.

Para o deputado Lissauer Vieira a medida é essencialmente importante. “O sinal digital traz para a população excelente qualidade de imagem e sem grandes gastos. Apoio toda movimentação e ações em função disso. Principalmente por ser Rio Verde a cidade piloto de todo o país. Isso é a demonstração de quanto nosso município tem crescido e ganhado visibilidade nacional”.

Lissauer entregou em Rio Verde, juntamente com o atual prefeito da cidade, Juraci Martins, conversores digitais para as famílias carentes que recebem o Bolsa Família, programa do governo que ajuda a população baixa-renda. “Foi um grande prazer participar deste momento junto com Juraci, sei o quanto o povo brasileiro gosta de televisão e portanto, ver a alegria no rosto das famílias que receberam o conversor porque não teriam condições de comprar e possivelmente ficariam sem TV, foi um muito momento especial”. Destaca o deputado.

A próxima cidade a ter o sinal analógico desligado será Brasília (DF), em outubro. A meta do governo seria que até o final de 2018 todas as emissoras do País trabalhem exclusivamente com o sinal digital. Contudo, acreditam que cidades menores, localizadas no interior de cada Estado pode demorar um pouco mais.

Faça parte da Lista de transmissão no

Whatsapp

Receba atualizações exclusivas e tenha participação ATIVA nas discussões e pesquisas.

Faça parte da Lista de transmissão no

Whatsapp

Receba atualizações exclusivas e tenha participação ATIVA nas discussões e pesquisas.

redes sociais

siga e participe do nosso trabalho

Apoie a nossas causas, curtindo, comentando e compartilhando nossos conteúdos.

1 of 93