Em 2020 vivemos a pior crise sanitária dos últimos tempos e precisamos agir subitamente para minimizar os efeitos da pandemia de Covid-19. Como presidente do Legislativo goiano, à época, tive que tomar medidas rápidas para que a Assembleia fizesse o seu papel, aprovando os projetos de lei necessários para o Governo gerir os efeitos do coronavírus e controlar a doença nos municípios goianos.
Hoje, com a pandemia totalmente superada, tenho a certeza de que a atuação ágil do Legislativo goiano foi fundamental para Goiás ter êxito no combate à crise e no auxílio às famílias goianas, sendo um dos estados com destaque nacional pela gestão firme, mas eficiente, que reduziu os impactos terríveis da doença.
A Alego agiu prontamente e aprovou leis importantes na pandemia
Dentre os projetos de lei de destaque aprovados pelos deputados estaduais durante o período crítico da pandemia de Covid-19, estão:
- Os inúmeros pedidos de calamidade pública dos municípios goianos;
- A criação de nove hospitais de campanha em diversas regiões do estado;
- A contratação de profissionais de saúde para trabalhar na linha de frente ao coronavírus;
- A autorização para compra imediata de insumos médicos, como respiradores, testes da doença e equipamentos para os hospitais de campanha;
- A aprovação do auxílio emergencial de R$ 600 para trabalhadores informais, autônomos e MEI;
- A distribuição de cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade social;
- Programas de incentivo fiscal a empresas goianas impactadas pela pandemia;
- A suspensão de corte de serviços essenciais, como água, luz e gás, para famílias de baixa renda
A Assembleia de Goiás foi pioneira na implantação do Sistema de Deliberação Remoto (SDR)
Tão logo começou a se falar na chegada do coronavírus no Brasil, aceleramos o passo para adotar um sistema de votação remota que permitisse que os parlamentares trabalhassem com o devido distanciamento social. Em uma parceria com o Senado Federal, implantamos o Sistema de Deliberação Remoto (SDR), que também foi implementado no Congresso Nacional.
A Assembleia de Goiás foi a primeira dentre as demais Casas Legislativas do País a adotar esse sistema, sem nenhum custo para os cofres públicos. Em abril de 2020 realizamos nossa primeira sessão remota e já iniciamos o trabalho célere de ajuda ao Estado, controlando os efeitos negativos da Covid-19.
A ação conjunta entre Estado e Assembleia visou o bem-estar da população
A boa relação entre o governo de Goiás e a Assembleia Legislativa no período da pandemia de Covid-19 teve um propósito crucial, que foi colocar a saúde acima de questões financeiras pelo bem dos mais de 7,5 milhões de goianos.
O resultado foi positivo e a resposta veio poucos meses depois da nossa atuação. Uma reportagem da Folha de S. Paulo, de outubro de 2020, mostra que Goiás atingiu o melhor resultado fiscal do País, mesmo após os gastos realizados para reduzir os impactos da Covid-19.
Sabemos que milhares de vidas foram perdidas pelo coronavírus e isso não muda a realidade das famílias enlutadas, mas dentro das nossas possibilidades trabalhamos com coragem e determinação para enfrentar as adversidades e garantir o bem-estar da população. Essa atitude demonstra a responsabilidade de um gestor público em um momento de crise.
Mais lidas
Leia também
redes sociais
siga e participe do nosso trabalho
Apoie a nossas causas, curtindo, comentando e compartilhando nossos conteúdos.